A importância de ensinar Língua e Cultura
- arialitcult
- 2 de jul. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de dez. de 2019
A língua só existe justamente para esse fim; não tem finalidade em si mesma. A sua função [e expressar a cultura para permitir a comunicação social. J.Mattoso Camara Jr. (p.54)
A citação acima nos coloca a pensarmos na língua como instrumento com o qual nos comunicamos, dessa forma, ao nos expressarmos passamos por meio de nossos discursos e escolhas de palavras todo um contexto no qual estamos inseridos. Aquilo do que estamos a falar e como passamos essa mensagem, expressa as experiências vividas não somente individualmente como coletivamente. Sendo o ser humano um ser que produz e deixa a sua marca, tal como a arte, são nessas manifestações que encontraremos com maior clareza como usamos a língua em nossa cultura.
Livros, filmes e séries são formas de registro de experiências, ideologias, gerações e relações intrínsecas na forma como contamos e desenvolvemos os enredos. Eram por meio de mitologias que muitas culturas ancestrais comunicavam formas de se organizarem, condutas a serem seguidas, crenças e fatos que mesmo que não reais, queriam comunicar e registrar um ensinamento para a posteridade. Dessa forma, a língua, cultura e ensino se entrelaçam por séculos. É possível nos comunicarmos com uma cultura ao analisarmos e consumirmos suas produções. Dessa maneira, distâncias geográficas não interferem na comunicação assim como distâncias temporais.
Ao considerarmos esses fatores e relações, torna-se impossível não inserir a cultura no ensino de uma língua. Todavia, atualmente temos tantos materiais e conteúdos que transforma-se em um grande desafio para o professor e alunos em sala de aula realizarem recortes para estudos. Selecionar esses materiais e usá-los como instrumentos de aprendizagem é ensinarmos para nossos alunos que temos que dominar a língua para desenvolver senso crítico, se expressar e dialogar diferentes conteúdos e visões que nos colocam em questionamentos constantes no processo de autoconhecimento e conhecimento da nossa história de mundo e como interpretamos aquilo que vivemos.
Giuliana Mancini
Coautor Bruna Tavares
Comments